terça-feira, 22 de outubro de 2013

Relações russo-angolana

Angola encontra-se situada em africa, colonia portuguesa ate 11 de novembro  de 1975.
 No periodo da luta de libertacao de angola, cada  partido procurava obter supremacia sobre os restantes.  Nesta corrida ao armamento ganhou vantagens o partido  que  aliou-se a federação russa. Devido à sua política em relação à África, a federação russa  não hesitou em fornecer armamento, instrutores e mercenários, para que esse partido rapidamente atingisse á supremacia .
Relações russo -angolanas foram tensas durante os anos 1980, com a morte do primeiro presidente angolano em moscovo, em 10 de setembro de 1979  durante a operação, situação polémica que complicou a relação de amizade entre dois países, porque acredita-se que trata-se de um assasinato..
Líderes angolanos , queixaram-se de negligência. Além disso, o actual presidente angolano  queixou-se que a federação russa  tratou Angola oportunisticamente. (compra de café de Angola a preços baixos e re- exportá-lo com um lucro substancial , a sobrepesca em águas angolanas , e elevando os preços dos alimentos locais)
As relações de amizade e cooperação entre Angola e a Federação Russa são consequência de um privilegiado relacionamento que remonta ao período da Luta contra a colonialização portuguesa em 1975.
O marco do convívio em 1976, altura da assinatura do Tratado de Amizade e Cooperação, fruto dos sentimentos de amizade e solidariedade.
Desde este período, foram criados vários instrumentos jurídicos, acordos e protocolos de cooperação, com destaque para o Programa de Cooperação Económica, Técnica Científica e Comercial que inclui a promoção recíproca de investimento.
Actualmente, as relações entre Angola e Rússia assentam numa cooperação intensa e diversificada, que dá particular enfoque aos sectores da Energia, Geologia e Minas, Educação (envio de bolseiros), Defesa e Saúde (contratação de médicos russos).
Em 2006  foram rubricados dez instrumentos jurídicos a nível governamental, ministerial e empresarial.
Destacam-se neste "pacote" os tratados sobre Auxílio Judiciário Mútuo em Matéria Penal, Transferência de Pessoas Condenadas a Penas Privativas de Liberdade, Extradição, assim como um acordo no domínio da cooperação técnico-militar. Graças ao apoio e colaboração técnico-militar, as forcas armadas angolanas , tem se tornado cada vez melhor na defesa do país. A Federação Rússa assinou com Angola contratos militares no valor de um 1 bilhão de dolar, fazendo de  angola o principal comprador de armamentos russos na África.
Constam ainda acordos relativo ao combate ao crime, protecção da ordem pública e da garantia dos Direitos Humanos e das Liberdades Individuais, no combate ao tráfico de drogas, substâncias psicotrópicas e seus precursores, além de memorandos de entendimento.
Foram assinados memorando entre a empresa petrolífera Sonangol e a Gazprom. Há ainda a destacar o protocolo entre as  empresas diamantíferas dos dois países.
Em 2012, foi adoptado um Plano de Acção, que dá realce às áreas da Agricultura, Pescas, Geologia e Minas, Indústria, Petróleo e Gás, Energia e Águas, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Transportes, Saúde Pública, Finanças e Banca, Formação de Quadros.
É possivel confirmar a  cooperação militar russo-angolana  constituída por documentos, fotografias, peças de museu e objectos de uso pessoal.




Sem comentários:

Enviar um comentário